
Curso de formação
Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE)
RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO
O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação.
O Simpósio tem como objetivo tornar-se um importante ponto de contato entre pesquisadores, desenvolvedores, representantes institucionais e educadores dispostos a compartilhar os seus pontos de vista, conhecimentos e experiências.
As suas várias edições têm decorrido alternadamente entre Espanha e Portugal e têm proporcionado um espaço de encontro e debate entre investigadores, representantes institucionais e educadores, afirmando-se como um evento de referência, especialmente no contexto Ibero-americano.
DESTINATÁRIOS DA AÇÃO
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário
OBJETIVOS A ATINGIR
Debater e refletir sobre os desafios da Educação Digital e suas implicações na Educação.
Divulgar trabalhos de investigação nas áreas temáticas do simpósio.
Promover a troca de experiências entre investigadores e educadores.
Facilitar o estabelecimento de cooperação que permita a realização de projetos nacionais e internacionais.
CONTEÚDOS DA AÇÃO
As várias sessões do simpósio desenvolvem-se em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Inteligência artificial na educação
- Autoria de conteúdos educativos
- Aprendizagem colaborativa
- Desenho e padronização de tecnologias educativas, metadados e linguagens de modelagem
- Design, desenvolvimento e avaliação de software educativo
- Ensino a distância, online e híbrido
- e-Assessment: teoria, métodos, ferramentas e práticas
- Data mining de dados educativos
- Robótica educativa
- Simulações e videojogos educativos
- Aplicações de software educativo em domínios específicos
- Mundos virtuais educativos
- Interação humano-computador em contextos educativos
- Aprendizagem inclusiva e Educação Especial
- Gestão de conhecimento, tecnologia e competências em contextos educativos
- Learning analytics
- Sistemas de gestão de aprendizagem: arquiteturas e plataformas
- Metodologias e práticas de uso de software educativo
- Multimédia, hipermédia e visualização na educação
- Suporte à aprendizagem não formal e informal no local de trabalho
- Conhecimento aberto em contextos educativos
- Teorias pedagógicas aplicadas ao design de software educativo
- Ambientes de aprendizagem personalizados
- Aplicações da web semântica na educação
- Web social e comunidades de aprendizagem
- Formação de professores em TIC
- Aprendizagem ubíqua e móvel
- Laboratórios virtuais e remotos
- Realidade virtual, aumentada e mista
- Recursos, ferramentas e sistemas de cursos baseados na web
PROGRAMA DA AÇÃO
Para este curso de formação estão contempladas 13,5 horas, constantes no programa do Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE). Haverá sessões paralelas (que decorrem em simultâneo) organizadas de acordo com os eixos temáticos. Cada participante pode escolher as sessões de acordo com o seu interesse pessoal pelas temáticas abordadas.

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO
A metodologia do Simpósio assenta essencialmente na intervenção expositiva por parte dos oradores, seguida de momentos de debate.
As sessões plenárias serão asseguradas por especialistas de renome internacional:
– Mariusz Głąbowski, Vice-Reitor para as Relações Internacionais da Poznan University of Technology;
– Francisco José García Peñalvo, Professor Catedrático da Universidade de Salamanca;
– Dónal Mulligan, Professor e Investigador na área dos Media e Comunicação na Universidade de Dublin;
– Filipa Santos Cunha, Co-Diretora Executiva da TUMO Portugal.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA DA AÇÃO
Podem frequentar esta ação de formação docentes de todos os grupos de recrutamento e níveis de ensino, desde que interessados na temática em causa e no desenvolvimento de competências associadas aos objetivos da ação.
A frequência com aproveitamento implica:
– a presença mínima em 2/3 da duração total da ação;
– a realização e entrega de todas as tarefas e/ou trabalhos definidos no âmbito da avaliação final.
REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
O trabalho para avaliação do formando consiste numa reflexão escrita, com o máximo de três páginas:
- sobre o evento em geral;
- sobre uma das sessões plenárias;
- sobre uma das sessões paralelas.
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 0 a 10 valores, conforme o indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007 – Setembro 2007.
Quadro I
1 – 9 De 1 a 4,9 Insuficiente 0 “Desistente” ou “Reprovado”
10 – 12 De 5,0 a 6,4 Regular 100% “Aprovado”
13 – 15 De 6,5 a 7,9 Bom 100% “Aprovado”
16 – 17 De 8,0 a 8,9 Muito Bom 100% “Aprovado”
18 – 20 De 9,0 a 10,0 Excelente 100% “Aprovado”
MODELO DE AVALIAÇÃO DA AÇÃO
Recorrerá a análise de evidências (participação, assiduidade, produtos produzidos, feedbacks) e aplicação de um questionário final para obter informações sobre a satisfação dos formandos pela frequência do curso de formação e ter feedback das autoavaliação de aprendizagens que realizaram. Posteriormente será elaborado um relatório de avaliação interna.