Deixamos aqui iniciativas que é possível agendar (na lógica de deslocação a turmas ou a clubes que estejam a ser dinamizados).

Pode entrar em contacto através do email ccticviseu@esev.ipv.pt.

 

A) Sessões de sensibilização de programação e robótica

(Nota: as sessões estão pensadas numa lógica de introdução e apresentação para fomentar a continuação deste tipo de trabalho nas escolas)

 

0.1) No JI com o robô DOC.

0.2) No JI com o robô Tale-bot Pro.

 

1.1) Nos 1.º/2.º anos com o robô DOC.

1.2) No JI com o robô Tale-bot Pro.
1.3) Nos 3.º/4.º anos com o robô DOC.
1.4) Nos 3.º/4.º anos com o Scratch (introdução a esta linguagem).
1.5) Nos 3.º/4.º anos com o robô mBot e programação em mblok.

1.6) Nos 3.º/4.º anos com o robô VinciBot e linguagem de programação visual, por blocos.

 

2.1) Nos 5.º/6.º anos com o Scratch (introdução a esta linguagem).
2.2) Nos 5.º/6.º anos com o robô mBot e programação em mblok.

2.3) Nos 5.º/6.º anos com o robô mBot2 e programação em mblok.

2.4) Nos 3.º/4.º anos com o robô VinciBot e linguagem de programação visual, por blocos.

 

3.1) Nos 7.º/8.º/9.º anos com o robô VinciBot e linguagem de programação visual, por blocos.
3.2) Nos 7.º/8.º/9.º anos com o robô mBot (possibilidade de colocar a construir o robô primeiro para depois usarem) e programação em mblok.

3.3) Nos 7.º/8.º/9.º anos com o robô mBot2 e programação em mblok.

Estas propostas vão no sentido do que se tem realizado e já estão estruturadas. É sempre possível ver adaptações a outras necessidades.

 

B) Sessões de sensibilização de Cidadania digital

(Nota: tratam-se temas diversificados como ciberbullying, cibersegurança, ética na navegação na Net, direitos de autor no uso de pesquisas para trabalhos, fakenews, dependência de internet…)

2.1) Nos 3.º/4.º anos com suporte do SeguraNet.pt.
2.2) Nos 5.º/6.º anos com suporte do SeguraNet.pt.
2.3) Nos 7.º/8.º/9.º anos com referência SeguraNet.pt, mas com suporte em conteúdos criados ou adaptados de outras fontes.

Estas propostas vão no sentido do que se tem realizado e já estão estruturadas. É sempre possível ver adaptações a outras necessidades. Por exemplo as sessões de sensibilização de Cidadania digital têm sido feitas também na lógica de grupos maiores que o grupo turma.