Sobre nós…

Enquadramento

O Centro de Competência TIC, CCTIC Viseu – ESE IPV, resulta de protocolo estabelecido entre o Ministério da Educação e a entidade em que está integrado, sendo neste caso a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

Missão e objetivos

O CCTIC Viseu – ESE IPV , em estreita colaboração com a ERTE, tem como missão apoiar as escolas na integração curricular das TIC, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento das competências digitais na educação.

O apoio de proximidade oferecido pelos CCTIC permite dar respostas, mais adequadas e céleres, às necessidades específicas das escolas, nomeadamente, no que diz respeito à utilização pedagógica e didática dos recursos digitais, ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras, na área das TIC e do currículo, bem como, à formação de docentes.

Equipa

Coordenadora

Cristina Azevedo Gomes

Doutorada em Engenharia Informática, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação em educação, pela Universidade de Coimbra. Membro do CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu. Tem desenvolvido a sua atividade de ensino e de investigação nas áreas das tecnologias da informação e comunicação na educação e do design de interação. Coordenou o centro de Competência Nónio Século XXI / CRIE da ESEV e o projeto CBTIC@EB1 do distrito de Viseu.

Docente em mobilidade

António Lucas

Licenciatura em Ensino, Matemática e Ciências da Natureza (2.º C.E.B.), com parte curricular e ano de investigação de Programa de Doutoramento em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Salamanca. Experiência como professor de 1.º e 2.º C.E.B. e de Formação inicial de professores, na E.S.E. de Viseu (na área da Matemática, Didática da Matemática e Supervisão Pedagógica). Formador do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º C.E.B. Formador e Coordenador de ações de formação de adultos (certificação profissional e/ou escolar e algumas com preocupações no âmbito da promoção da literacia digital). Dinamizador de sessões práticas em encontros de professores de software educativo na área de Matemática.

Docente colaborador

Belmiro Rego

Doutorado em Ciências da Educação – Didáticas e Tecnologia Educativa, Mestre em Tecnologia e Educativa, Mestre em Didática das Línguas pela Universidade de Mons, Bélgica. Membro do CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu.  Tem desenvolvido a sua atividade de ensino e de investigação nas áreas das tecnologias da informação e comunicação na educação. Colaborou com o projeto MINERVA, coordenou o centro de Competência Nónio Século XXI da ESEV e colaborou com projeto CBTIC@EB1 do distrito de Viseu. Professor Coordenador – ESEV-IPV. Foi coordenador do Mestrado de Arte, Design e Multimédia e do Mestrado de Educação e Multimédia. Perito da A3ES nas áreas da Tecnologia Educativa, do Multimédia e do Digital na educação.

Docente colaborador

Pedro Neves Rito

Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação, pela Universidade do Minho e membro do CI&DEI, Centro de Estudos em Educação e Inovação. Tem desenvolvido investigação na área das Tecnologias da Comunicação e acerca de uso do open hardware e open software, em contextos de ensino e em projetos multimédia.

Docente colaborador

Maribel Pinto

Doutorada em Ciências da Educação, na área de conhecimento de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho. Tem um Pós-doutoramento em Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho, com o projeto Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar. Pós-graduação “The Tufts Early Childhood Technology (ECT) Certificate Program” from Tufts Graduate School Of Arts And Sciences – Tufts University (Boston-EUA). Realizou a Pós-graduação em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, onde obteve também uma Licenciatura em Educação de Infância. Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e investigadora no CIEd do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Coordena o projeto KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal, um consórcio com diversas instituições de ensino superior em Portugal. Formadora na área das TIC e Tecnologia Educativa e colabora com diversas instituições em formações de professores. Tem publicado livros, vários capítulos de livros, artigos em revistas e comunicações em conferências de âmbito internacional e nacional.  Consultora pedagógica na área da robótica educativa da empresa Clementoni Portugal, para a qual realiza investigação e atividades especializadas, desde 2017. Pertence a diversas comissões científicas de revistas internacionais e conferências internacionais e nacionais, com quem colabora na avaliação de artigos científicos. Tem interesse na área das tecnologias na educação, do pensamento computacional, da programação e da robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade em contextos formais e informais de aprendizagem.