DIGIPROF

DigiPROF – Formação de professores para a área do digital. Encontro dinamizado pelo CCTIC ESE/IPCB. Um encontro com especialistas, professores, educadores e futuros docentes. Um momento de reflexão e de partilha de experiências, com o CCTIC ESE/IP Viseu presente. 

 

 

MIND MATHS 

 

No seguimento da colaboração do CCTIC de Viseu com o Projeto Caminhos E8G têm sido realizadas, ao longo do mês de maio, sessões de robótica integradas no projeto Mind Maths.  As propostas de atividades abordam temas matemáticos desafiadores para crianças recorrendo ao uso de robôs.

 

 

SCRATCH DAY

 
O CCTIC ESE/IP Viseu esteve presente neste evento dinamizado pelo CCTIC ESE/IP Setúbal (21/05/2022). Uma resenha sobre os 15 anos do trabalho desenvolvido e entrega de prémios a alunos que desenvolveram projetos que foram premiados no concurso “A criar com Scratch”.
 
 
 

SESSÕES

INTERNET SEGURA / FAKE NEWS

No dia 17/05/2022, o CCTIC Viseu – ESE/IP Viseu associou-se ao CCTIC da Universidade de Aveiro na deslocação ao Agrupamento de Escolas de Canelas para falar de questões sobre Internet Segura, tendo sido dinamizadas 4 sessões de informação e esclarecimento, dirigidas a alunos do 1.º Ciclo. Foi ainda realizada uma sessão sobre “Fake news” para alunos de 2.º ciclo.

 

 

SESSÕES – CIBERSEGURANÇA / CIDADANIA DIGITAL

O CCTIC Viseu – ESE IPV associou-se ao CCTIC da Universidade de Aveiro na deslocação à Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares) no âmbito do PADDE onde se realizaram 2 ações de sensibilização sobre Cibersegurança e Cidadania Digital, dirigida a alunos do 3º Ciclo, no dia 12/05/2022.

 

 

 

FÓRUM RED

RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS

No dia 29/04/2022 o CCTIC Viseu esteve presente na Escola Secundária com 3.º ciclo Sá da Bandeira, em Santarém, no Fórum RED – Recursos Educativos Digitais. Neste evento foram apresentados RED, abrangendo as áreas curriculares de Português, Matemática e Ciências Experimentais do 1.º ciclo do ensino básico, que serão disponibilizados, em regime aberto, através de uma plataforma web. O Fórum RED, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), assinalou a divulgação pública dos RED produzidos no âmbito do projeto “Produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvido por esta Direção-Geral, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro.

Estes Recursos podem ser acedidos em https://redge.dge.mec.pt/ilha/.

 

 

PROJETO CAMINHOS E8G

No dia 28/03/2022 decorreu a primeira sessão do Centro de Competências TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTIC de Viseu) em colaboração com o Projeto Caminhos E8G. Consistiu numa sessão de robótica que começou pela matemática e pela orientação espacial e que terminou com a programação de alguns passos simples com o robot DOC. No mês de maio, teremos mais sessões desta nova experiência no Projeto, com o objetivo de estimular o pensamento abstrato e computacional.
 
 
 

SESSÕES – CIDADANIA DIGITAL

(COM RECURSO AO SEGURANET.PT)

O CCTIC ESE / IP de Viseu, no dia 14 de março de 2022, dinamizou sessões de esclarecimento nas turmas de 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira sobre questões de Cidadania Digital. Uma conjugação de energias para a concretização do PADDE, com uma experiência pelo meio com o recurso ao kit “Escola Digital” (computador + conetividade), pelos alunos. O portal da SeguraNet é um bom exemplo da preocupação em contemplar e se dirigir aos vários intervenientes: Crianças e Jovens, Pais, Professores e Escolas.

 

 

CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS: APOIO E MONITORIZAÇÃO DO TRABALHO EM CURSO EVENTOS REGIONAIS

No âmbito da Iniciativa Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral da Educação promove um conjunto de ações, que incluem 5 eventos regionais, a decorrer durante o corrente mês de março, em diversos locais do país. Destinados a Embaixadores Digitais (ED), Diretores dos Centros de Formação e Associação de Escolas (CFAE) e aos elementos que integram as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) das escolas, os eventos regionais Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso têm como objetivos, entre outros:

  • Promover o contacto com especialistas na área das competências digitais;
  • Estimular a reflexão conjunta entre os diversos participantes;
  • Estabelecer contacto com práticas de referência na implementação dos PADDE;
  • Consolidar estratégias de implementação, acompanhamento, monitorização e avaliação dos PADDE.

No dia 11 de março decorreu o Evento Regional do Centro, em Coimbra na Escola Secundária Quinta das Flores, onde o CCTIC Viseu – ESE IPV esteve presente a colaborar.

 

 

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Abertura | online
18/02/2022
Senhor Diretor Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso
Senhor Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Prof. Leandro Almeida
Diretor-Adjunto, Prof. José António Brandão em representação da Senhora Diretora do Centro de Investigação em Educação, Prof. Leonor Torres
Senhora Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, Prof. Cristina Azevedo Gomes
MODERAÇÃO: António Osório, Instituto de Educação da Universidade do Minho e Co-Investigador Responsável do Projeto KML 2
 
 
 

SESSÃO – INTERNET SEGURA

O CCTIC Viseu – ESE IPV associou-se ao CCTIC da Universidade de Aveiro na deslocação ao Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré para falar de questões sobre Internet Segura, tendo sido dinamizadas 3 sessões de informação e esclarecimento, no dia 15/02/2022.

 

 

SESSÃO SOBRE CIDADANIA DIGITAL

Os Centros de Competência TIC dinamizam sessões de informação e esclarecimento (sobre temáticas no âmbito da Educação Digital) dirigidas a alunos deslocando-se às Escolas ou através de plataformas de comunicação online. Na semana em que se assinala o Dia da Internet Mais Segura (08/02/2022) o CCTIC Softciência e o CCTIC Viseu – ESE IPV responderam ao repto lançado pela Escola Secundária de Viriato e deslocaram-se no dia 9 de fevereiro numa ação conjunta para apresentar/tratar várias questões integradas no tema da Cidadania Digital.

 

 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Na Escola Superior de Educação de Viseu na Unidade Curricular Iniciação à Prática Profissional III do Curso de Educação Básica está contemplada a implementação de projetos de intervenção nas escolas de acolhimento, pelos alunos do curso. O CCTIC disponibiliza recursos para projetos que recorram a tecnologias educativas.

 

 

FORMAÇÃO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

“O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique tem procurado inovar e preparar os seus alunos para o futuro. […] Este esforço de universalização da escola digital pode, contudo, desencadear constrangimentos e dificuldades se a comunidade educativa não acompanhar este movimento de transição. Os docentes e não docentes de todas as escolas do país têm vindo paulatinamente a preparar-se para essas mudanças e os pais e encarregados de educação, que são um elemento fundamental na educação dos seus filhos, devem também ter acesso a essa capacitação digital, garantindo um melhor acompanhamento da vida escolar dos seus educandos.[…] É nesse sentido que o Agrupamento, aproveitando a “janela de oportunidade” criada pela semana de contenção, entre 3 e 7 de janeiro, propõe aos pais e encarregados de educação 3 formações online gratuitas de capacitação digital para pais em parceria com União das Associações de Pais do Agrupamento (UAPA), a Academia Digital para Pais (iniciativa da EDP REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação), o CCTIC Viseu (protocolo entre o Ministério da Educação e a ESE/IP de Viseu) e a Escola Virtual. […]”  31-12-2021

 

 

SEMINÁRIO “CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS: APOIO E MONITORIZAÇÃO DO TRABALHO EM CURSO”

Nos dias 19 e 20 de novembro de 2021, foi dinamizado pela Direção-Geral da Educação o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”, dirigido a Embaixadores Digitais e onde os Centros de Competência TIC também estiveram presentes. Neste evento foi promovida uma reflexão conjunta em torno das ações realizadas/a realizar no âmbito da capacitação digital das escolas, bem como um debate sobre os principais desafios que se colocam ao trabalho dos Embaixadores Digitais.

 

 

CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO

A Escola Superior de Educação de Viseu realiza, entre 25 e 27 de novembro de 2021, o 9.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 2nd INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION. Este congresso internacional centra-se nas problemáticas da educação, incidindo em práticas de investigação e nas práticas em diferentes cenários educativos.

 

 

PROJETO-PILOTO MANUAIS DIGITAIS

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais. Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou necessário o desenvolvimento de um programa de formação, onde se abordam modos de implementação de manuais digitais e de outros recursos digitais, fundamentalmente focados nas metodologias de ensino e numa pedagogia centrada nos alunos. Pretende-se que a integração dos manuais digitais e de outras ferramentas se efetue de modo a criar rotinas e procedimentos diários, para efetivar práticas de ensino e de aprendizagem centradas nos alunos.

A Escola Superior de Educação de Viseu, através do seu CCTIC, dinamiza o programa de formação no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique – Repeses e acompanha a implementação do Projeto-piloto neste Agrupamento e no Agrupamento de escolas de Moimenta da Beira, conjuntamente com o CFAE Visprof e o CFAE do Douro e Távora, respetivamente.